Ecovila
A Ecovila Florescer esta localizada em uma área de 260 hectares, formada por superfícies planas e montanhosas, contendo várias nascentes e cachoeiras, com flora e fauna diversificada. Situada na localidade do Rio dos Bugres/Urubici, Santa Catarina, a Ecovila é sustentada pela Associação Florescer.
A Associação Florescer, cuidadora deste local, é formada por família que aderiram ao projeto de compartilhar suas vidas com outras pessoas e, tem como princípio a sustentabilidade das relações e do meio ambiente em geral. Para tanto, desde 2007, a Associação vem se empenhando em realizar práticas de:
-
Agricultura Orgânica;
-
Educação Ambiental;
-
Turismo local com trilhas ecológicas;
-
Preservação Permanente – RPPN Florescer
-
Fruticultura;
-
Meditações;
-
Práticas para minimizar o stress.
"Pouco a pouco, como a aranha tece o fio, tecemos a história da Ecovila e junto dela, a nossa própria. Em um esforço conjunto, se ergue pedra sobre pedra. Cada desafio que se ultrapassa, caminhamos mais um degrau acima. Crescemos como grupo e como seres humanos".
RPPN Florescer
A RPPN Florescer foi criada para garantir a preservação de 155 hectares de mata de araucária, com rica fauna e flora.
O que é uma RPPN?
Prevista na Lei Federal nº 9.985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação privada, com objetivo de conservar a diversidade biológica,na qual podem ser desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. O título de RPPN dado a uma área particular é de caráter perpétuo e precisa ser aprovada pelo ICMbio.
No Brasil já somam-se mais de 500 mil hectares preservados distribuídos em 644 RPPNs.
Associação Florescer
O objetivo principal da Associação Florescer é o desenvolvimento da vida em comunidade considerando os aspectos social, econômico, ecológico e espiritual, tornando-se modelo de sustentabilidade para gerações futuras.
No aspecto social, visiona-se constituição de uma comunidade que priorize o processo decisório por consenso, que facilite a redução de conflitos e maximize os esclarecimentos de diferentes posições, fundamentada nos princípios da comunicação colaborativa e poder cooperativo (“poder com”).
No que tange o sistema econômico, fundamenta-se a Ecovila Florescer nos princípios do bioregionalismo, do consumo consciente, da integração comunitária e da capacidade grupal de gestão dos sistemas de serviços, produção, construções, transporte, energia, água, lixo e educação.
Do ponto de vista ecológico, a constituição de uma comunidade com baixa “pegada”, com estilo de vida simplificado, reutilização de materiais, tratamento de resíduos, baixa emissão de carbono e a utilização de fontes renováveis, visam, prioritariamente, contribuir para a restauração do Planeta e da Vida.
O propósito espiritual é o de facilitar o ingresso do Ser à consciência de unidade, priorizando a busca por princípios éticos, morais e humanos que visem o engrandecimento deste Ser e que o coloquem, independente de crenças, religião ou fé, em condições de conviver em sociedade sob a regência do Nós em detrimento do Eu.